A oficina "Cartografias do avesso do mundo" foi um desdobramento da pesquisa idealizada e desenvolvida pela artista e pesquisadora Gabriela Carneiro da Cunha, dentro do Projeto Margens - sobre rios, crocodilos e vaga-lumes. A pesquisa se dedica a inverter lógicas, corpos, e desejos elevando ao estatuto de documento, mapa, cicatriz, testemunho, aquilo que seria invisível e inaudível a esta dita Realidade.
            O projeto “Margens – sobre rios, crocodilos e vaga-lumes, é uma trilogia teatral criada a partir do testemunho de três rios brasileiros, e de tudo que vive em suas margens - e à margem de processos históricos, culturais e econômicos: Xingu, São Francisco e Rio Doce. A linguagem de cada performance trabalha o documentário e o sonho como construções dramatúrgicas das realidades. A oficina tem seu cerne firmado nestes mundos (in)visíveis, que por meio de relatos, atos, contos, lembranças de seus participantes, serão trabalhados dramaturgicamente.
              Ela esteve para artistas de todas as áreas que tivessem interesse em trabalhar performativamente e afetivamente questões relacionadas: a cidade e ao rio, o documentário e o sonho, o fim de um mundo e a instauração de seus avessos, canto e escuta, alienígena e indígena. As atividades da oficina foram realizadas nos dias 20, 21 e 22 de março de 2018.
Escola de Teatro e Dança da UFPA - Belém/PA, Brasil.
APOIO: PPGARTES, ETDUFPA, GEPETU, DOM COLETIVO

You may also like

Back to Top